Vamos detalhar algumas recomendações que servem para qualquer tipo de procedimento cirúrgico/anestésico:
Esmaltes e Unhas artificiais: Remover os esmaltes e as unhas artificiais, como as feitas de fibra e gel: Durante o procedimento, o anestesista utiliza um oxímetro para monitorar a quantidade de oxigênio circulante no sangue do paciente. Como o aparelho é colocado no dedo, a leitura pode ser prejudicada caso as unhas estejam pintadas ou cobertas por materiais resistentes. Além disso, alguns desses materiais podem queimar o paciente durante a cirurgia devido ao uso do bisturi elétrico.
Cílios postiços e apliques nos cabelos: Embora tenham sido adotados pelas mulheres, não são aceitos durante uma operação. A cola usada para fixar os cílios postiços pode provocar queimaduras quando interage com determinados equipamentos. Se produzidos com materiais sintéticos e com lã ou látex, os apliques de cabelo também podem gerar lesões no paciente.
Depilação: Retirar os pelos do corpo não é uma prática aprovada anteriormente a realização de cirurgias. A depilação pode provocar pequenas lesões na pele que facilitam a entrada de bactérias, aumentando o risco de infecção na ferida cirúrgica. Em alguns casos, a remoção do pelo é necessária, sendo realizada de forma adequada pela equipe de enfermagem.
Seguir estas orientações ajuda a minimizar os riscos associados à anestesia e à cirurgia, promovendo uma experiência mais segura e resultados mais positivos. É sempre importante discutir quaisquer dúvidas ou preocupações com a equipe médica para garantir que todas as medidas sejam tomadas considerando as necessidades individuais do paciente.
A Domus Anestesiologia está localizada em Porto Alegre e atua nos principais hospitais da região.
2025. Domus Anestesiologia. Todos os direitos reservados. Diretor Técnico: Dr. Darnes Zanatta Junior – CRMRS 38343 RQE 29639 RQE 36421
Política de Privacidade. Site desenvolvido por ![]()